PROJETO | Antônios e Cândidas têm sonhos de sorte

Rodovia Transamazônica | Medicilândia | 1990

Rodovia Transamazônica | Medicilândia - PA | 1990

Belém-Brasília | Ananindeua - PA | 2004

Belém-Brasília | Ananindeua - PA | 2004

Belém-Brasília | Imperatriz - MA | 1999

Belém-Brasília | Imperatriz - MA | 1999

Belém-Brasília | Candangolândia-DF | 2004

Belém-Brasília | Candangolândia-DF | 2004

Transamazônica | Altamira - PA | 2009

Transamazônica | Altamira - PA | 2009

Rodovia Belém-Brasília | Imperatriz-MA | 1998

Rodovia Belém-Brasília | Imperatriz-MA | 1998

Transamazônica | Cabedelo - PB | 2009

Transamazônica | Cabedelo - PB | 2009

Belém-Brasília | Davinópolis- MA | 1998

Belém-Brasília | Davinópolis- MA | 1998

Belém-Brasília | Belém - PA | 2004

Belém-Brasília | Belém - PA | 2004

Belém-Brasília | Davinópolis - MA | 1999

Belém-Brasília | Davinópolis - MA | 1999

Transamazônica | Cabedelo - PB | 2010

Transamazônica | Cabedelo - PB | 2010

Transamazônica | Marabá - PA | 1996

Transamazônica | Marabá - PA | 1996

Transamazônica | Brasil-Novo | 2004

Transamazônica | Brasil-Novo | 2004

Rodovia Transamazônica | Pacajá - PA | 1994

Rodovia Transamazônica | Pacajá - PA | 1994

Transamazônica | Senador José Porfírio - PA | 1997

Transamazônica | Senador José Porfírio - PA | 1997

Transamazônica | Marabá - PA | 2004

Transamazônica | Marabá - PA | 2004

Belém Brasília | São Miguel do Tocantins | 1998

Belém Brasília | São Miguel do Tocantins | 1998

Transamazônica | Lábrea - AM | 2009

Transamazônica | Lábrea - AM | 2009

Transamazônica | BR-232 - PE | 2010

Transamazônica | BR-232 - PE | 2010

Rodovia Transamazônica | Medicilândia - PA | 1990Belém-Brasília | Ananindeua - PA | 2004Belém-Brasília | Imperatriz - MA | 1999Belém-Brasília | Candangolândia-DF | 2004Transamazônica | Altamira - PA | 2009Rodovia Belém-Brasília | Imperatriz-MA | 1998Transamazônica | Cabedelo - PB | 2009Belém-Brasília | Davinópolis- MA | 1998Belém-Brasília | Belém - PA | 2004Belém-Brasília | Davinópolis - MA | 1999Transamazônica | Cabedelo - PB | 2010Transamazônica | Marabá - PA | 1996Transamazônica | Brasil-Novo | 2004Rodovia Transamazônica | Pacajá - PA | 1994Transamazônica | Senador José Porfírio - PA | 1997Transamazônica | Marabá - PA | 2004Belém Brasília | São Miguel do Tocantins | 1998Transamazônica | Lábrea - AM | 2009Transamazônica | BR-232 - PE | 2010

A necessidade de sobrevivência, a curiosidade pelo que existe no mundo e o desejo de conquistar moveram a humanidade através do mar, das terras e das florestas. Desde a saída do homo sapiens da África, há mais de 100.000 anos, a humanidade migra, criando assim uma geografia de múltiplas faces e destinos.¹ Assim, o Velho Mundo se fundiu com o Novo Mundo e as Américas.

A Amazônia entrou nessa rota de conquista a partir das grandes navegações, quando Vicente Yañez Pinzón descobriu o rio Amazonas e as terras da costa norte do Brasil, que batizou de Tierras Nuestra Señora de la Consolación y del Rostro Hermozo e o Rio Grande de La Mar Dulce.² Desde então, muitos cobiçaram essas terras ricas e exóticas. Espanhóis, portugueses, holandeses, franceses aqui tentaram estender seus domínios a saída do Homo sapiens da África há mais de 100 mil anos, a humanidade migra, criando, dessa forma, uma geografia de múltiplas faces e destinos.¹ Assim, o Velho Mundo se misturou ao Novo e as Américas entre si.

E foi assim, na história recente do Brasil, que homens e mulheres, embalados pelas promessas do governo militar de encontrar terras fartas, ouro e oportunidades, criaram uma nova frente de conquista nestas paragens, partindo das grandes estradas que cortaram a imensa floresta amazônica: a Belém–Brasília e Transamazônica. Essas vias começaram a ser construídas a partir da década de 1950, com o objetivo de colonizar e ocupar a Amazônia. De norte a sul, de leste a oeste, somam mais de 6 mil quilômetros, formando uma cartografia acidentada e inexata. E é nesse reino de águas, onde os rios sempre foram as verdadeiras estradas, que milhares brasileiros vivem e trabalham.

Neste projeto, que vem sendo desenvolvido desde 1990, esses homens e mulheres contam suas histórias materializadas em imagens, escritos e memórias orais, entrelaçadas nesse imenso território onde pulsam sonhos de sorte, nesse Brasil do Norte.

Paula Sampaio
2005

Referências:

¹ FLORENTINO, Manolo; MACHADO, Cacilda (Org.). Ensaios sobre a escravidão I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
² TOCANTINS. Manaus, AM: Editora Valer: Edições Governo do Estado, 2000.

Veja a localização das Rodovias

Impresso contendo uma edição resumida de fotografias e relatosque fazem parte do Projeto “Antônios e Cândidas têm sonhos de sorte”. Em formato de caderno, circulou encartado no Jornal Diário do Pará de 20/10/2020. Esse caderno fez parte da instalação “O lago do esquecimento” e outras histórias, criada especialmente para o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia de 2020, que pode ser vista em www.diariocontemporâneo.com.br.

Local: Rodovias Transamazônica e
Belém-Brasília nos estados do Pará/Piauí/Maranhão/Acre/Tocantins /Amazonas/Paraíba/Pernambuco e Distrito Federal.
Período: 1990 -2010 (em fase de conclusão).
Base de captura: negativo PxB e digital.