O Projeto “Rotas Amazônicas: Salvaguarda de um acervo de Imagens-Histórias” alinha-se à modalidade “Acervo e Memória”, conforme edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc no Pará. Com o objetivo de preservar e digitalizar o acervo construído ao longo dos últimos 30 anos de documentação fotográfica na Amazônia, formado por negativos fotográficos, cópias fotográficas (gelatina e prata), cartas, escritos, registros fonográficos e audiovisuais.
Esse conjunto de documentos é centrado no cotidiano de trabalhadores que se estabeleceram às margens de grandes projetos de exploração e ocupação na região amazônica (estradas como a Belém-Brasília e Transamazônica, áreas de exploração mineral e hídricas), incluindo também comunidades quilombolas e parte da área histórica de Belém (PA).
Durante o processo de salvaguarda e organização do material foi utilizada metodologia museológica que engloba o arrolamento e higienização dos negativos, diapositivos e cópias fotográficas analógicas em avançado processo de deterioração e, posteriormente, foi realizada a digitalização da parte mais comprometida do acervo que representa a primeira década de documentação fotográfica realizada por Paula Sampaio.
Neste e-book, aqui disponibilizado, compartilhamos o passo a passo do trabalho e as técnicas de recuperação implementadas, bem como as experiências dos profissionais que trabalharam nesse processo. A publicação traz ainda uma proposta de vivência fotográfica e faixa de audiodescrição que pode ser acessada por meio de programas gratuitos como o DOSVOX ou NVDA.
No instagram @rotasamazonicas é possível conhecer outras ações desenvolvidas durante a realização do projeto.
Boa viagem!
Faça download do e-book
Período de realização: Janeiro a agosto/2021
(Projeto aprovado no edital de Artes Visuais/Fotoativa/Lei Aldir Blanc/Secult-Pa)