Bio | Paula Sampaio
Paula Sampaio nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1965. Ainda menina, veio com sua família para a Amazônia, a primeira morada foi no município de Estreito/MA (Rodovia -Belém Brasília). Em 1982 escolheu Belém para viver e trabalhar. Começou a fotografar profissionalmente em 1987 e optou pelo fotojornalismo. Frequentou as oficinas da Fotoativa e atuou na Comissão dos Repórteres Fotográficos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Pará (Sinjor–PA). É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC–MG.
Atuou como repórter fotográfica e documentarista em diversas instituições e empresas no Pará (Jornal Diário do Pará, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Universidade Estadual do Pará); foi gerente de grupo técnico na área de Artes Visuais do Instituto de Artes do Pará (2003/2006), repórter-fotográfica e editora assistente de fotografia do jornal O Liberal em Belém/PA entre 1988-2015.
Desde 1990 realiza projetos e ensaios de fotografia sobre os processos de migração e colonização na Amazônia, a partir do cotidiano das comunidades que vivem às margens das grandes estradas abertas na região nos últimos 50 anos (principalmente as rodovias Belém–Brasília e Transamazônica), nas áreas de exploração mineral e hídricas, comunidades quilombolas e parte da área histórica de Belém (PA). Em seu percurso também recolhe sonhos e histórias de vida das pessoas com as quais se encontra nesses caminhos.
É responsável pelo Núcleo de Fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (2009-2021), em Belém/PA. E atualmente dedica-se a organizar e salvaguardar seu acervo de imagens-histórias.