PROJETO | Folhas Impressas

_

O projeto Folhas Impressas é um conjunto de ações que vêm sendo realizadas desde 2006 no Centro Histórico de Belém (Pará). O principal objetivo é provocar uma reflexão sobre questões como patrimônio, identidade e esquecimento, por meio de imagens e memórias orais, editadas em jornais tabloides com circulação gratuita nos bairros da Campina, Comércio e Cidade Velha.

_____________________________________________________________________________________________

Folha do Ver-o-Peso

(realizado no Complexo do Mercado do Ver-o-Peso no bairro do Comércio/2006).

A Folha do Ver-o-Peso foi editada a partir de entrevistas com trabalhadores e frequentadores do complexo do Ver-o-Peso, que revelam parte das transformações no cotidiano do lugar, as relações de trabalho, as disputas pela tradição e pela manutenção do espaço e sua memória. Os impressos foram distribuídos durante o 25º Salão Arte Pará, como parte do processo de intervenções urbanas realizadas nesse espaço.

Faça download da Folha do Ver-o-peso

_____________________________________________________________________________________________

Folha da Campina e instalação  No porão

(Bairro da Campina/2007).

A Folha da Campina foi realizada a partir de entrevistas com moradores e frequentadores do bairro, e artigos assinados por convidados. Esses relatos nos possibilitam pensar sobre esse território urbano devastado pelo descaso público e a violência cotidiana. Este impresso é parte de um projeto mais amplo denominado No Porão, subsidiado pela Bolsa Ipiranga de Artes Visuais. A ação foi conjugada à exposição homônima, montada no Porão 619, no bairro da Campina, criando nesse ambiente um espaço de memória e reconstrução poética de uma parte do patrimônio de saudades do centro histórico da cidade de Belém, ao reunir imagens e objetos de acervos de famílias do bairro e os retratos de personagens realizados ao longo de nove meses, no próprio Porão.

Faça download da Folha da Campina

Local: Belém/PA, realizado nos principais sítios históricos da cidade de Belém/PA (Bairros da Campina, Comércio e Cidade Velha).
Iniciado em 2006 – em curso.
Base de captura: negativo PxB e digital.